sábado, 28 de abril de 2012

ORIGEM DO CHÁ E DICAS


História do chá

Segundo a lenda, o chá foi descoberto na China no ano 2737 a. Cristo, por um imperador chamado Shen Nung que estava embaixo de uma árvore observando seu servo ferver água que era ideal para matar a sede nas longas viagens por ser absorvida mais rapidamente pelo corpo do que as bebidas frias. Acidentalmente, algumas folhas da árvore caíram dentro da água fervida e  conferiram-lhe um sabor e um aroma muito particulares que deliciaram o imperador.  Como o imperador tinha interesse por ervas, ele resolveu provar e ai surgiu o primeiro chá da história.  Para os chineses, o chá está associado à beleza, pelo ritual da sua preparação, pela satisfação e paz que provoca e por ser um complemento essencial do convívio.

Ninguém consegue comprovar se a lenda é realmente verdade ou não, mas é certo que o hábito de beber chá  estabeleceu-se na China muitos séculos antes dos orientais saberem que existe um ocidente. Na China, já foram encontrados utensílios para preparação de chá em tumbas datadas em 200 anos a. Cristo e historiadores têm certeza que o chá  era uma mania durante a disnatia Tang entre 600 e 900 após Cristo.

No final do século XVI o chá começou a ser levado para a Europa, tornando-se rapidamente uma bebida comum aos europeus, exceto no Reino Unido, que só teve sua primeira evidência da chegada do chá praticamente 100 anos depois em Setembro de 1658. Mas não demorou para o chá criar fama em terras britânica, com o casamento da princesa portuguesa Catarina de Bragança com o rei inglês Carlos II, que foi arranjado entre os países por puros interesses políticos, e a rainha não chegou nem a ser coroada, por ser católica.

Mas a rainha Catarina de Bragança princesa portuguesa, filha de D. João IV, fez história, não apenas por ser a última rainha católica da Inglaterra, mas principalmente por ser viciada em beber com leite.  O dote de Catarina deve ter sido um dos mais exóticos e sumptuosos da História: 500 mil libras de ouro, o livre comércio da Inglaterra com as possessões portuguesas na Ásia, em África e nas Américas, e uma caixa de chá... E o seu amor pela bebida “diferente” fez as tardes de chá com leite transformarem-se em moda para os bajuladores da corte real. O dote de Catarina foi determinante para o futuro imperial da Inglaterra e o chá iria mudar para sempre a vida dos seus súbditos, tornando-se um elemento indissociável da sua personalidade e da sua maneira de ser. Com o tempo, o costume de reservar um horário da tarde para um chá com leite deixou de ser exclusivo da nobreza e começou a se disseminar por todo o país.

O  segredo da preparação do chá foi muito bem guardado pelos chineses e só em 1843 se descobriu que todos os tipos de chá provinham de uma mesma planta, a Camellia sinensis. A procedência, o solo, o clima, a seleção e a preparação das folhas é que determinam as diferentes variedades existentes. O chá preto (fermentado) é cultivado na Índia, Sri Lanka, na África Oriental, Japão e Taiwan, enquanto que o chá verde (não fermentado) é originário sobretudo da China e do Japão, embora também exista na Índia e na Indonésia. Os blended, que resultam da mistura de vários chás, como o Earl Grey, existem em cerca de 1500 tipos de lotes diferentes. Um dos melhores chás do Mundo (preto e verde) é produzido nos Açores, em S. Miguel, na localidade de Gorreana, nas variedades Orange Pekoe, Broken e Moinha.   
 Hoje, estima-se que são consumidos 165 milhões de xícaras ou canecas de chá (com leite) por dia no Reino Unido. E o café? Apenas 70 milhões de copos por dia. Considerando que vivem 60 milhões de pessoas em terras britânicas, pode-se considerar que cada pessoa toma em média 3 canecas de chá e uma de café por dia.
Então você pensa. Será que todos tomam o chá com leite?  Não, apenas 98% dos britânicos misturam o chá com leite e 2% preferem puro.
 Horários reservados para o chá inglês:
Os horários do chá podem ser variados, mas geralmente são divididos em 4 ou mais momentos do dia, sendo os principais:
Breakfast tea – geralmente servido nas primeiras horas do dia acompanhado do famoso English Breakfast.
Meal tea – Almoço com chá, podendo ser acompanhado por scones ou um sanduiche. Alguns britânicos substituem o chá no almoço por um cappucino ou café (brasileiro).
Afternoon tea – geralmente servido entre 15:00 e 17:00, sendo acompanhado por scones ou biscoitos
High tea – geralmente servido ao final do dia de trabalho, com bolo e biscoitos. Podendo ser um substituto do Meal tea.
Para os ingleses tomar chá  é um momento único de reunião com amigos e familiares e também o momento de montar uma bela mesa, bem decorada com flores, com lindas louças, porcelanas e comidinhas de comer com os olhos. Bolos, bolachinhas, cookies, pães, pastas e geleias, acompanham o chá dos ingleses.
No Brasil esse costume não é tão frequente, por ser um país tropical, as bebidas frias são as preferidas, nas regiões mais quentes esse costume foi adaptado  tomando o  chá gelado, com rodelas de limão e pedras de gelo, o que também é muito gostoso.  Eu particularmente,  adoro todos os tipos de chá, o sabor do chá preto é inigualável, e os chá de ervas deliciosos, além dos efeitos que proporcionam, chá de camomila, de cidreira, de hortelã, de erva doce, de hibisco, adoro.....

Para servir de inspiração o “ATELIÊ DO CHÁ” pretende postar dicas de decoração, culinária e ideias personalizadas para um chá de cozinha, de lingerie, chá de bebê ver tudo ou até mesmo para um chá das cinco com as amigas em casa.  Dicas fáceis de copiar, então meninas, é só colocarem a mão na massa e se não quiserem, basta comprar salgados e  doces em padarias especializadas e tirar do armário as lindas louças que ganharam de casamento e se divertirem.

Caso não queiram ter nenhum trabalho com isso, por não gostarem ou não terem tempo, basta nos contatar é justamente isso que fazemos.  Beijocas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário